(11) 3096-0040
das 8h00 às 19h00

Alternativas para reduzir o impacto no meio ambiente

A PwC Brasil é um networking de firmas que atuam em 158 países com 208 mil profissionais que se dedicam a prestar serviços de auditoria, consultoria tributária e de negócios. E a preocupação com o meio ambiente sempre teve grande importância para a companhia. “Por conta do nosso segmento de atuação, não temos um impacto ambiental expressivo se comparado a uma indústria, por exemplo. Ainda assim, minimizar os impactos socioambientais da operação é responsabilidade de todos”, diz Joyce Cristofani, Supervisora de Responsabilidade Corporativa.

Diante desse cenário, a PwC Brasil implantou, em julho de 2014, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), inicialmente no escritório de São Paulo (SP). Coordenado pela área de facilities, o sistema se traduz em uma metodologia de gerenciamento que reúne informações para analisar as práticas da companhia e definir metas, com a proposta de reduzir o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente.

“Devido ao contexto de crise hídrica vivido no País, o foco do SGA neste ano foi a diminuição do consumo de água”, comenta Adair Barhum, Diretora de Facilities. A área implementou no escritório de São Paulo ações que implicarão uma redução aproximada de 58% no consumo. Outro foco do SGA é a redução da emissão de gases de efeito estufa, derivados do transporte viário e aéreo. “Estamos aumentando as salas de videoconferência e reduzindo o impacto do transporte de correspondências, por meio da parceria com a Carbono Zero Courier. As entregas em distâncias menores já são realizadas por bikers e as demais serão feitas por meio de scooters elétricas. Nosso escritório de São Paulo será o primeiro no Brasil a ter 100% de suas entregas urbanas feitas de maneira sustentável”, comenta Barhum.

Outra iniciativa que impacta nosso índice de emissão de CO2 é o trabalho remoto (FlexPlace), que vem sendo implantado gradativamente nos nossos escritórios. Com o FlexPlace, reduzimos a necessidade de deslocamento de nossos profissionais”, diz Joyce.

 

Revista Infra > Edição 182 > Janeiro/2016 > PwC Brasil
http://www.revistainfra.com.br/portal/Textos/?Entrevistas/16071/-Alternativas-para-reduzir-o-impacto-no-meio-ambiente-